Dados do Trabalho


Título

UTILIDADE DA RETINOGRAFIA PANORAMICA NA TOXOPLASMOSE CONGENITA

Objetivo

Relatar a experiência com uso da retinografia panorâmica (ultra-widefield)-RTUWF-na avaliação de crianças com toxoplasmose congênita (TC) acompanhadas em serviço de referência.

Método

Estudo prospectivo intervencional que acompanha crianças da triagem neonatal da TC no Estado de Minas Gerais desde 2006. A RTUWF foi realizada em parte dessas crianças para documentação das lesões retinocoroideanas, com o dispositivo Optos Daytona (Daytona, Optosÿ, UK). Os pacientes foram também submetidos a exame oftalmológico completo, incluindo oftalmoscopia binocular indireta, esta última comparada com a RTUWF.

Resultados

Foram incluídos 69 pacientes com idade entre cinco e 16 anos. A RTUWF mostrou-se útil para documentar lesões retinianas cicatriciais e ativas,centrais e periféricas, possibilitando também o acompanhamento da cicatrização das lesões ativas. Entre os pacientes avaliados, em 11 (15,9%) foram identificadas novas lesões, outrora não mapeadas; todos estas lesões eram periféricas. Além disso, em três casos (4,3%) foi observado embainhamento vascular sugestivo de perivasculite,não observado na avaliação oftalmoscópica. Lesões cicatriciais pequenas e periféricas foram melhor identificadas pela autofluorescência (AR) que também foi útil para melhor lesões cicatriciais e sua extensão

Conclusões

O mapeamento da retina com a RTUWF pode ser alternativa útil para documentar lesões retinocoroideanas cicatriciais/ativas, com vantagens sobre a oftalmoscopia binocular indireta na avaliação de lesões pequenas e periféricas.

Palavras Chave

Toxoplasmose congênita;
Retinografia panorâmica;
Toxoplasmose ocular ;

Área

Uveítes

Instituições

HOSPITAL SÃO GERALDO - Minas Gerais - Brasil

Autores

JACQUELINE SOUZA DUTRA ARRUDA, GABRIELA CASTANHEIRA BENETI, DANIEL VITOR VASCONCELOS SANTOS