UTILIDADE DA RETINOGRAFIA PANORAMICA NA TOXOPLASMOSE CONGENITA
Relatar a experiência com uso da retinografia panorâmica (ultra-widefield)-RTUWF-na avaliação de crianças com toxoplasmose congênita (TC) acompanhadas em serviço de referência.
Estudo prospectivo intervencional que acompanha crianças da triagem neonatal da TC no Estado de Minas Gerais desde 2006. A RTUWF foi realizada em parte dessas crianças para documentação das lesões retinocoroideanas, com o dispositivo Optos Daytona (Daytona, Optosÿ, UK). Os pacientes foram também submetidos a exame oftalmológico completo, incluindo oftalmoscopia binocular indireta, esta última comparada com a RTUWF.
Foram incluídos 69 pacientes com idade entre cinco e 16 anos. A RTUWF mostrou-se útil para documentar lesões retinianas cicatriciais e ativas,centrais e periféricas, possibilitando também o acompanhamento da cicatrização das lesões ativas. Entre os pacientes avaliados, em 11 (15,9%) foram identificadas novas lesões, outrora não mapeadas; todos estas lesões eram periféricas. Além disso, em três casos (4,3%) foi observado embainhamento vascular sugestivo de perivasculite,não observado na avaliação oftalmoscópica. Lesões cicatriciais pequenas e periféricas foram melhor identificadas pela autofluorescência (AR) que também foi útil para melhor lesões cicatriciais e sua extensão
O mapeamento da retina com a RTUWF pode ser alternativa útil para documentar lesões retinocoroideanas cicatriciais/ativas, com vantagens sobre a oftalmoscopia binocular indireta na avaliação de lesões pequenas e periféricas.
Toxoplasmose congênita;
Retinografia panorâmica;
Toxoplasmose ocular ;
Uveítes
HOSPITAL SÃO GERALDO - Minas Gerais - Brasil
JACQUELINE SOUZA DUTRA ARRUDA, GABRIELA CASTANHEIRA BENETI, DANIEL VITOR VASCONCELOS SANTOS