Dados do Trabalho


Título

FACOEMULSIFICAÇAO COM IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR COMBINADA COM DESCEMETORHEXIS CENTRAL PARA O TRATAMENTO DA DISTROFIA DE FUCHS INICIAL

Objetivo

Relatar caso de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) combinada com descemetorhexis central sem a utilização de enxerto endotelial (Descemetorhexis Without Endothelial Keratoplasty - DWEK) devido a quadro de catarata associada a Distrofia Endotelial de Fuchs (DEF).

Relato do Caso

Paciente de 64 anos com baixa de acuidade visual no olho direito devido a catarata nuclear associada a presença de guttatas centrais. Ao exame, nota-se guttatas predominantemente centrais e catarata nuclear clinicamente significativa. Foi realizada a facoemulsificação com implante de LIO no saco capsular e, na sequência, realizada a descemetorhexis central de 4,0mm de diâmetro. Não foi utilizado enxerto corneano e a área central foi deixada sem endotélio. Foi prescrito inibidor da Rho-quinase no pós-operatório. Após um edema corneano importante nos primeiros dias, a paciente vem evoluindo com melhora progressiva centrífuga do edema corneano. Oito semanas após a cirurgia, a paciente apresenta visão corrigida de 20/30.

Conclusão

O DWEK é uma técnica inovadora que pode ser útil em pacientes com sintomas visuais causados por guttatas centrais com boa reserva endotelial periférica. Para esses pacientes, o DWEK pode reduzir a necessidade de transplante de córnea bem como evitar as possíveis complicações associadas a esse procedimento.

Palavras Chave

DWEK; Descemetorhexis Without Endothelial Keratoplasty; inibidor da Rho-quinase; Distrofia Endotelial de Fuchs; Catarata.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Instituto de Olhos Ciências Médicas - IOCM - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Menezes Dutra, Hugo de Rezende Mafra, Amanda Campos Franco, Letícia Arriel Crepaldi, Bruno L C Trindade