A IMPORTANCIA DA SUSPEIÇAO CLINICA PARA O DIAGNOSTICO DE NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CONJUNTIVAL: UM RELATO DE CASO
Relatar caso de neoplasia intraepitelial conjuntival em paciente com queixas recorrentes de superfície ocular.
Paciente sexo feminino, 52 anos, atendida em diversas consultas em serviço de urgência oftalmológica com queixas de irritação, prurido e hiperemia em olho esquerdo (OE). Realizou tratamento tópico para doenças de superfície ocular como blefarite e episclerite, sem melhora clínica evidenciada. Em consulta subsequente, constatada no exame oftalmológico a presença de lesão móvel, elevada, com rede vascular de aspecto arboriforme, sem impregnação por azul de toluidina 1%, localizada em conjuntiva bulbar interpalpebral temporal de OE. Aventada a hipótese de papiloma escamoso e neoplasia escamosa de superfície ocular. Diante disso, indicado biopsia excisional associada a crioterapia e ciclo de Mitomicina C 0,02% tópica. Resultado da biópsia compatível com neoplasia intraepitelial conjuntival (NIC) com displasia leve.
A NIC é uma entidade com diagnóstico definitivo baseado no estudo anatomopatológico e que a suspeição clínica pode ser dificultada devido a diversas formas de apresentação. Nesse contexto, evidencia-se a importância de um exame biomicroscópico detalhado.
Neoplasias oculares; NIC;
Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil
Ana Luísa Rodrigues Da Silveira, Marcos Guimarães Silva, Guilherme Francisco Santos Valentim, Rebeka Hayashi Vicente, Raphael Coelho Santos, Vinícius Flávio Almeida Oliveira