HERPES ZOSTER OFTALMICO EM PACIENTE JOVEM E IMUNOCOMPETENTE: UM RELATO DE CASO
Relatar caso de paciente jovem, hígido, imunocompetente com quadro atípico de herpes zóster oftálmico (HZO), visto que incidência e gravidade de HZO aumentam com a idade.
Paciente masculino, 18 anos, compareceu à urgência do Hospital Evangélico de Belo Horizonte no dia 08/08/22 queixando dor intensa em OD e fotofobia há 4 dias, seguida do surgimento de vesículas em região periocular, malar, da glabela e do nariz. Acuidade visual na entrada: 20/20 em AO. Ectoscopia: edema bipalpebral, hiperemia e vesículas nas regiões citadas, sinal de Hutchinson positivo. Biomicroscopia: hiperemia conjuntival 2+, edema de córnea, lesões epiteliais corneanas pseudodendríticas fluoresceína positivas, câmara anterior formada e sem reação. Fundoscopia sem alterações. Prescrito aciclovir 4 gramas/dia por 14 dias, cefalexina 500 mg de 6/6 horas por 10 dias e analgesia. Paciente foi encaminhado ao departamento de córnea, sendo solicitadas sorologias para avaliação de possível imunossupressão, que se mostraram negativas. Durante o acompanhamento, observou-se melhora das lesões cutâneas, que se tornaram crostosas, bem como das lesões corneanas. No dia 24/08/22, o paciente teve alta do departamento, sendo orientado a retornar em caso de recorrência do quadro.
Diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações do HZO. Monitoramento oftalmológico é essencial pois, como o paciente é jovem, há risco de recorrências, que podem causar sequelas e comprometer a qualidade visual.
Herpes zóster oftálmico, imunocompetência, adulto jovem
Córnea e Doenças Externas Oculares
Hospital Evangélico de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Gabriel Penido de Oliveira, Karlla Cardinali Antunes Lauriano, Mariana Prates Starling Pereira, Yuri Bosi Torezani, Letícia Lacerda Teixeira, Jhonata Freitas de Resende