Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: EXCISAO DE MELANOMA IRIDOCILIAR POR IRIDOCICLECTOMIA

Objetivo

Ressaltar a importância do diagnóstico e manejo do melanoma iridociliar, com foco na iridociclectomia, possibilitando um melhor prognóstico.

Relato do Caso

Paciente S.A.L, feminino, 48 anos, sem comorbidades, procura assistência oftalmológica devido a BAV para perto em ambos os olhos. Sem acompanhamento prévio. Ao exame apresentou lesão pigmentada invadindo a raiz da íris do olho esquerdo, entre 10 e 13h, sugestiva de malignidade. Realizados a gônioscopia, retinografia colorida e a ultrassonografia biomicroscópica (UBM) para avaliação e documentação. O último evidenciou a presença de lesão de 3,23x4,73mm, de estrutura ecóica heterogênea, sugestiva de melanoma iridociliar. Então, conduzida uma investigação sistêmica com RNM de abdômen total, TC de Tórax e painel hepático. Todos dentro da normalidade. Foi optado pela remoção cirúrgica da tumoração, outra opção seria a braquiterapia. Semanas antes da cirurgia foi realizado laser na periferia da retina superior, entre 10 e 14h, para a proteger de eventual descolamento. Posteriormente, a remoção foi realizada por iridociclectomia seguindo as etapas: confecção do retalho conjuntival, retalho escleral externo, incisão interna da esclera/córnea, incisões uveais e fechamento meticuloso com nylon 8-0 e 10-0.

Conclusão

O resultado ideal após a iridociclectomia requer o estudo cuidadoso do caso, familiaridade com os passos cirúrgicos, conhecimento de possíveis complicações e manejo pós-operatório adequado.

Palavras Chave

Oftalmologia; Iridociclectomia; melanoma iridociliar

Área

Oftalmologia Geral

Autores

GABRIELA PICCHIONI BAETA, FÁBIO NOGUEIRA, PATRICK MORAIS, ISABELA MATOS TAKAHASHI, JOÃO VITOR LARANJEIRA, MARIANA PRATES CAMILO