HIPOPLASIA OPTICA SEGMENTAR SUPERIOR (TOPLESS DISK)
A Hipoplasia Óptica Segmentar Superior (HOSS, topless disk) é uma anomalia congênita caracterizada por hipoplasia da região superior do disco óptico. O aspecto da HOSS é passível de confusão com a neuropatia óptica glaucomatosa (NOG). Portanto, a diferenciação entre as duas condições é de grande importância. O objetivo é descrever um caso de HOSS acompanhado por 6 anos e compará-lo com a NOG.
Uma paciente de 30 anos foi encaminhada com suspeita de glaucoma. Sua Po era normal (≤ 15mmHg) e os seios camerulares amplos. Os discos ópticos possuíam escavações 0,7/0,6 (OD/OE), com emergência vascular anômala no quadrante nasal-superior de OD e normal em OE e halo peridiscal superior AO. Ao OCT, havia afilamento localizado da camada de fibras nervosas da retina peridiscais e da camada de células ganglionares maculares. Os campos visuais apresentavam um escotoma arqueado inferior conectado à mancha cega em OD (normais em OE). No seguimento de seis anos, houve estabilidade do quadro. Baseado nesses achados, foi feito o diagnóstico de HOSS.
A HOSS pode ser confundida com a NOG devido ao afilamento localizado da rima neural com aumento da escavação e às alterações campimétricas e de OCT. O diagnóstico diferencial é feito pelo afilamento da rima neural no QNS diferente do temporal-inferior do glaucoma, pela emergência anômala dos vasos e pelo halo superior. É imperativo o reconhecimento da HOSS para se evitar um tratamento desnecessário para glaucoma.
Disco óptico. Glaucoma. Hipoplasia. Nervo Óptico.
Glaucoma
Flavio de Andrade Marigo, Jordano Brandão Marigo, Sebastião Cronemberger