CERATOPIGMENTAÇAO CORNEANA PARA TRATAMENTO ESTETICO DE LEUCOMA
Relatar um caso de tatuagem corneana para tratamento estético de opacidade corneana em paciente com olho sem prognóstico visual.
Paciente masculino, 59 anos, com amaurose e leucoma total de córnea em olho direito causados por herpes zoster oftálmica há 4 anos e glaucoma. Queixava-se, principalmente, do aspecto estético do OD. Foi tentada uma lente de contato cosmética mas não foi possível a adaptação pela irregularidade corneana. Foi então optado por cirurgia de ceratopigmentação. Foram utilizadas as técnicas de pigmentação em plano corneano profundo dissecado manualmente e micropunturas, utilizando pigmentos marrom escuro e preto. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O paciente evoluiu sem complicações no pós-operatório e demonstrou-se extremamente satisfeito com o resultado da cirurgia.
A tatuagem corneana, método alternativo às lentes de contato e às próteses oculares, é uma ótima opção cirúrgica para fins estéticos em pacientes com perda total de visão e opacidades corneanas. Apesar de pouco utilizada, ela se demonstra segura, pouco dolorosa, duradoura, com impacto social na vida dos pacientes. Dessa forma, seu uso pode ser considerado com maior frequência na prática oftalmológica.
Ceratopigmentação; Tatuagem; Córnea; Opacidade da Córnea; Finalidade estética
Córnea e Doenças Externas Oculares
Mariana Prates Camilo, Leticia Arriel Crepaldi, Bruno Lovaglio Cançado Trindade, Isabela Matos Takahashi, João Vitor Fortuna Laranjeira, Gabriela Picchioni Baeta